quinta-feira, 7 de abril de 2011

A partir de uma Lágrima

Há alguns anos, pesquisadores descobriram que uma substância, presente na lágrima humana, poderá ajudar no combate ao vírus da AIDS. Curioso saber que a lágrima tem poderes terapêuticos! Antes dos cientistas, os apaixonados já haviam descoberto isto. Chorar é ingrediente básico para viver um grande amor.

Os amores são como as plantas: têm que ser regados. A lágrima é a substância que rega o amor. Mas quem diria que uma doença que já fez com que tanta gente chorasse, pudesse esconder o segredo de sua cura justamente na lágrima, sua companheira por muitos anos?

Na terapia médica, o uso da lágrima é ainda uma hipótese. Não há certezas e elas precisam ser encontradas. Mas no universo do amor as coisas já estão bem adiantadas. A lágrima, desde muito tempo, rega e faz crescer o sentimento. Diante das lágrimas as palavras são insuficientes - em sua presença, é preciso silenciar.
Um dia, talvez, ainda descubram que há diferentes tipos de lágrimas. As que são frutos da alegria, nascidas de uma grande surpresa, uma declaração de amor, um encontro inesperado, um gesto de perdão; e as provenientes da tristeza: um adeus, uma partida, um amor perdido, uma mágoa que não se desfaz.

Certamente, quando isto acontecer, a descoberta trará consigo um problema (como sempre!): onde serão colocados os nascedouros de lágrimas como a saudade, um pôr de sol ou a nostalgia? Estes se encontram justamente na divisa entre a tristeza e a alegria. Talvez seja porque a linha que divide a tristeza e a alegria guarde a essência do ser humano - este pode ser o motivo de ninguém ser absolutamente alegre ou inteiramente triste. Vivemos no limite da tristeza com a alegria.
A ternura deste limite faz as pessoas mais ou menos humanas. Ternura é isto: quando a saudade, colorida pela triste beleza de um pôr de sol faz companhia à nostalgia. É uma poção que faz brotar as lágrimas.

Com ternura as pessoas se apaixonam e passam a viver a beleza das lágrimas. Na paixão todos se tornam ternos. Mas esta ternura também revela que os sentimentos que abriga não podem jamais perecer. Esta revelação faz sonhar e o sonho é bom porque ele está para além do tempo. Já reparou que nos sonhos o dia nunca termina e as noites nunca chegam? Não há quem sonhe com o anoitecer! O sonho é maior que o tempo.
Por isso, ternura e sonho guardam os segredos dos apaixonados. Ternura para além do tempo, acima de qualquer idade. Aí nasce uma poção, um conceito, que ninguém sabe explicar ao certo mas todos conseguem sentir: e-terna-idade, eternidade.

E só de pensar que tudo nasceu a partir de uma lágrima...
Paulo Roberto Pedrozo Rocha