domingo, 9 de junho de 2013

É Ausência e Ponto!

Vivemos tempos de algumas incertezas. Perdemos muitas vezes nossos valores na busca da construção de alguns ideais. Quase sempre estamos envolvidos em grandes projetos, nos preocupamos com grandes coisas e acabamos por esquecer a beleza e simplicidade que residem nos pequenos gestos e nas formas mais frágeis da vida!

Se aproxima o dia dos namorados! Certamente será lembrado por muita gente ou propositadamente esquecido por outros! Será que esquecer de propósito não é também uma forma de lembrar?

Nada mais terrível que o silêncio em resposta a uma pergunta. O vazio que o silêncio evoca quando nosso desejo aponta para uma palavra-resposta é quase sempre avassalador. O vazio do silêncio é o símbolo de um desejo frustrado. O silêncio só é bom quando é desejado, mas, aí deixa de ser silêncio e passa a ser uma fala interior.

Ausência. Ausência também é uma forma de amor! É como um ponto que marca um fim de período. Aliás um ponto pode significar muitas coisas: numa frase pode ser o fim de um período ou também um sinal que uma fala por ele interrompida irá recomeçar imediatamente! Gosto de pontos. Gosto de coisas que podem significar outras além delas próprias.

Mas falava de ausência. Para amar é preciso sentir ausência, é preciso que se saiba que quem amamos faz falta. A saudade é uma dor necessária porque ela aponta justamente para a ausência. Saudade é ausência e ponto.

Contudo ausência não é um mero vazio. Qualquer um poderá notar que algo mora na ausência: seja uma imagem, um vulto, cores ou um desejo. Ausência só existe para lembrar que o que nossa memória chama de ausência não pode desaparecer. É infinito. Só sentimos ausência do que amamos. Na ausência amamos e ponto.

Mas mesmo assim há um desafio: sentir ausência sem dor. Deste fato nunca tive notícia, porque acredito que a ausência seja o lado dolorido do amor. Ausências são pontos de dor, que calam forte, não medem distâncias, desconhecem palavras e a que não se pode por um ponto, não porque seja impossível ver seu final, mas porque se tem medo de que comece de novo. E ponto!...